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A qualidade do turismo sobre quatro rodas

Por Regina Rocha

Aproximam-se as férias de final de ano e aumenta nas Agências de Turismo a busca de pacotes de viagens para as pessoas que querem desfrutar os seus dias de descanso, seja para o transporte rodoviário ou aéreo. Inicia-se então um trabalho intensivo para apresentar o melhor ao turista, com a esperança da fidelização e a garantia de que nas próximas férias ele esteja novamente batendo às portas.

 

O turismo também contribui para o crescimento de várias áreas, gera empregos, desenvolvimento cultural e artístico. Vê-se que vários nichos sociais e econômicos são beneficiados pela atividade, que é de suma importância! Os profissionais da área devem ter o conhecimento da existência de vários eixos ou atividades, os quais interligados sustentam o turismo e faz com que se desenvolva, como: o transporte rodoviário por fretamento, as hospedagens, os serviços de alimentação, os pontos turísticos a serem visitados, as áreas destinadas às compras etc.

 

Para se ter uma idéia, só na cidade de São Paulo, segundo dados do São Paulo Convention Bureau, são recebidos, por ano, 10 milhões de visitantes, entre brasileiros e estrangeiros. Seja para tratar de negócios ou a lazer e aproveitar o que a cidade tem a oferecer em cultura, gastronomia e diversão, são 10 milhões de pessoas a mais em circulação gerando negócios, empregos e renda.

 

Podemos considerar também que o ponto essencial para o turismo regional é o transporte por fretamento, pois com o serviço é possível deslocar grupos de pessoas de um local a outro e garantir a segurança e a integridade física delas, desde o embarque, os percursos e o desembarque.

 

O sistema de transporte, acima de tudo, deve garantir o conforto do turista em todos os momentos, assim como todas as outras atividades turísticas devem manter um padrão de qualidade para proporcionar a volta do turista em uma outra ocasião. O serviço hoteleiro deve ser bem executado, a alimentação deve ter a qualidade requerida, o atendente da loja deve ser bem treinado para atender bem o turista que entra para comprar uma lembrancinha. Todos estes eixos devem estar bem alinhados para que todas as recordações do turista sejam agradáveis.

 

Da mesma forma, a contratação do transporte fretado, que levará o seu 'cliente-turista' para conhecer os pontos ou percorrer médias ou longas distâncias, não se apresente devidamente, as agências terão, como conseqüência, uma série de clientes descontentes. Assim sendo, é seu dever zelar pela contratação de empresas que ofereçam a melhor prestação de serviços. A agência de turismo nada mais é do que uma administradora do descanso do turista, bem como dos serviços que serão contratados.

 

Como averiguar a qualidade das transportadoras que prestam o serviço de fretamento turístico? Busque junto às agências e órgãos reguladores as autorizações e condições para atuação e circulação dessas empresas. Verifique se há qualquer fato que desabone a empresa. Acompanhe de perto como e em quais condições o seu turista será transportado. Toda a qualidade de seu trabalho, muitas vezes, está sobre quatro rodas, que podem garantir a volta do turista à sua porta num próximo verão.

 

* Regina Rocha, advogada, é especialista em turismo rodoviário e diretora executiva da FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (www.fresp.org.br). E-mail: linkfresp@linkportal.com.br.


 

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